A Cimeira do Ar Limpo da Índia de 2023 centrou-se na ligação entre o ar limpo e os ODS
A quinta edição da Cimeira do Ar Limpo da Índia – o principal evento da CSTEP sobre a poluição atmosférica – realizou-se de 23 a 25 de agosto em Bengaluru. A evento centrou-se nas implicações do ar puro nos objectivos de desenvolvimento sustentável e na Missão LiFE. Financiado pela Bloomberg Philanthropies, Clean Air Fund e Open Philanthropy, o ICAS 2023 incluiu concursos de fotografia e de elaboração de cartazes. O Centro de Estudos sobre Poluição Atmosférica do CSTEP colaborou com a Associação Indiana de Ciência e Tecnologia de Aerossóis para a realização do evento deste ano.
No evento, a Dra. Maria Neira, Directora do Departamento de Ambiente, Alterações Climáticas e Saúde da OMS, instou a Índia a assumir a liderança nos debates sobre a gestão da qualidade do ar e a saúde na COP28, a realizar de 30 de novembro a 12 de dezembro no Dubai. O Dr. P G Diwakar, professor catedrático da ISRO no Instituto Nacional de Estudos Avançados, destacou as capacidades da Índia na resolução da poluição atmosférica, mencionando os avanços feitos na tecnologia geoespacial e na IA na monitorização da qualidade do ar e na consecução dos objectivos de desenvolvimento sustentável. Ashish Tiwari, Secretário do Departamento do Ambiente, das Florestas e das Alterações Climáticas do Governo do Uttar Pradesh, anunciou os planos do Estado para desenvolver planos de ação para o ar limpo com base no planeamento de micro-bacias aéreas.
Ao longo dos anos, a Cimeira do Ar Limpo da Índia surgiu como uma plataforma para a divulgação de conhecimentos sobre vários aspectos da poluição atmosférica, reunindo cientistas, organizações comunitárias e decisores políticos para facilitar soluções científicas abrangentes e de colaboração para combater a poluição atmosférica.